Queijo Dinho

A fazenda Água Limpa fabrica o queijo Canastra há mais de 40 anos. Localizada na região da serra da Canastra, a fazenda foi passada de geração em geração. Hoje, é a vez de Allan Diego da Silva e sua esposa Valéria mostrarem sua paixão pela profissão.

Queijo Canastra

“Nossa família sempre viveu do Queijo Canastra. Só na Fazenda Água Limpa, em Piumhi, são mais de 40 anos de produção ininterrupta.
Começou com nossa vó, Dona Lica, que após o falecimento de nosso avô João Antonio, mudou-se de São Roque de Minas para cá, trazendo consigo os seis filhos, sendo que o mais velho tinha por volta de 15 anos somente.
Após o falecimento de nossa vovó Lica, nosso pai Hildo, o Dinho, com apenas uma vaca e trabalhando mais nas terras dos outros que em sua própria conseguiu se erguer no queijo e no cafezal, cabendo agora ao Allan dar continuidade a esta tradição. Tradição esta que não temos o menor registro de quando começou, pois, ao conversar com tios avôs, eles também se lembram de que desde que eram crianças seus pais e seus avós produziam o Queijo Canastra.” Allan, hoje dono da fazenda.

As vacas da fazenda de 53 hectares, localizada a 8km de Piumhi, produzem todo o leite utilizado para a fabricação do Canastra. Temos uma sala específica para maturação, composta de prateleiras de cedrinho onde os queijos são virados diariamente para a homogeneização de sua maturação. Os queijos são curados antes de serem vendidos, pela Internet, em lojas físicas, através de queijeiros (comerciantes de queijo) ou na própria fazenda. O queijo é vendido no Sudeste, Centro-Oeste e Sul brasileiro.

Em 2016 o Queijo Dinho ganhou Medalha de Prata no concurso oficial do estado de Minas Gerais e Medalha de Bronze no II Prêmio Queijo Brasil, realizado em São Paulo.

 

Lista de locais em que se encontra o queijo*:
Canastra Bar – Rio de Janeiro
Trem Bão de Minas 
Os Legítimos Quitutes de Minas – São Caetano do Sul (SP)
Sérgio Gigli – Guararema (SP)
Vila Caipira – Piumhi (MG)
*: Os pontos de venda variam muito, pois nem todo mundo se adapta ao nosso queijo pelo fato dele não poder ficar sob refrigeração, e por necessitar de contíinua toalete para manutenção de sua aparência amarelo ouro, que atualmente é a preferida do consumidor. Portanto, amanhã nosso queijo pode não estar mais a venda nestes locais informados acima e, ao mesmo tempo, estar em outros tantos lugares.

A fazenda faz parte da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), em São Roque de Minas

Contato:

Valéria de Oliveira (37) 9969-9220 (37) 9832-2380
Email: [email protected]
Site: youtube

Fazenda Água Limpa – Rodovia MG 050 – KM 273 – Piumhi – Minas Gerais

 

 

Leia Mais
Fazenda Cruz Coberta