Fiscalização apreende uma tonelada de queijo com selo de qualidade adulterado no DF

Por Gustavo Frasão, do R7 24/9/13

13_12_05_915_file
Uma tonelada de queijo foi apreendida durante ação da Agefis
Divulgação / Agefis

 

A Agefis (Agência de Fiscalização de Brasília) apreendeu no fim da noite desta segunda-feira (23) uma tonelada de queijo com selo de qualidade adulterado em uma pick up na BR-060, rodovia que liga Brasília a Goiânia.

Após um trabalho do Serviço de Inteligência da agência, os fiscais perceberam que a traseira de uma pick up que trafegava pelo local estava muito pesada e decidiram abordar.

O motorista chegou a contar aos agentes que o excesso de carga era em função do som do veículo, mas quando a carroceria foi aberta, a carga ficou à mostra.

Cerca de uma tonelada de queijo estava com o selo de qualidade adulterado e as datas de validades escritas à mão. Todos os produtos vinham de Uruana/GO e seriam distribuídos em padarias e pizzarias do Distrito Federal.

A Agefis explicou que produto de origem clandestina estava sendo transportado sem as mínimas condições de higiene sanitária e em temperatura ambiente.

As embalagens eram fechadas artesanalmente, amarradas por cordas e não embaladas a vácuo e lacradas mecanicamente.

O queijo encontrava-se amolecido e em estado inapropriado para consumo. Deveria ser transportado em veículo fechado, tipo baú, com isolamento térmico e sistema de refrigeração adequado.

O homem foi autuado e responderá a um processo administrativo que prevê multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhões. Diante da situação, a Agefis reafirmou a necessidade de os consumidores desconfiarem sempre quando os preços estiverem muito baixos, pois podem ser derivados de cargas irregulares como esta.

Toda a carga será incinerada.

Veja a matéria original aqui.

Leia Mais
Queijos de leite cru no Mercado da Lapa