“Estrela” dos queijos franceses traz 300 quilos e 117 tipos ao Brasil

Gérard Poulard é o único especialista em queijos a ter uma mesa selecionada pelo Guia Michelin

por Terra

O maitre fromagier Gérard Poulard chega ao Brasil e, entre 11 e 21 de setembro, estará à frente de um festival de queijos franceses com 117 especialidades, em um total de 300 quilos. Gérard começou a trabalhar com apenas 14 anos e é um dos maiores especialistas em queijos do mundo e o único a ter uma mesa selecionada pelo Guia Michelin.

Realizado pelo restaurante Skylab, em Copacabana, Rio de Janeiro, o evento terá um total de oito jantares com menu assinado pelo chef e conterrâneo Jean Yves Poirey.

Entre os principais destaques do evento está o Fourme d’Ambert, de massa mofada com sabores rústicos das flores e ervas, produzido desde a época romana, que chegou a ser usado como moeda para o pagamento de aluguéis de fazendas arrendadas para criação de gado, durante os séculos 10 e 17.

Poulard convidará os participantes do evento para uma viagem pela França, a partir da degustação de uma exclusiva seleção de queijos, escolhidos pessoalmente por ele Foto: Divulgação
Poulard convidará os participantes do evento para uma viagem pela França, a partir da degustação de uma exclusiva seleção de queijos, escolhidos pessoalmente por ele. Foto: Divulgação

Outros produtos também merecem atenção especial, como o queijo Gaperon, da região do Massif Central, produzido com sobras do leite usado para fazer a manteiga e misturado com uma variedade de alho rosa só encontrado nessa área.Já o Chaource, da cidade de Champagne, é conhecido desde a idade média, tem massa cremosa e leve sabor de avelãs.

Durante o evento, os clientes poderão optar pelo menu completo, com entrada, prato principal, sobremesa e um prato dos queijos especiais para degustação; ou pelo menu de queijos, composto por quatro pratos de queijos de diferentes especialidades, permitindo um completo “tour gastronômico” pela França.

Após o jantar, e antes da sobremesa, Poulard convidará os participantes do evento para uma viagem pela França, a partir da degustação de uma exclusiva seleção de queijos, escolhidos pessoalmente por ele. Os pratos poderão ser harmonizados com sugestões de vinhos selecionados especialmente para o jantar.

O menu completo custa R$ 155, enquanto que o menu de queijos custa R$ 179. Ambos os valores são acrescidos de 10% e não incluem as sugestões de vinhos.

Veja a reportagem original.

Leia Mais
Variados tipos de queijo chamam atenção no Brasil Rural Contemporâneo