São Paulo recebe exposição sobre etapas da produção do queijo

“Rota do Queijo”, com fotos de João Correia Filho, mostra como se produz o queijo de leite cru nas regiões da Serra da Canastra, Serra do Salitre e a cidade do Serro

por SerTãoBras

Depois de passar pelo Mercado Municipal de São Paulo no Centro, o Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (Lapa) recebe a exposição de fotos “Rota do Queijo”, de João Correia Filho, promovida pelo Sesc Carmo, até 31 de outubro.  A entrada é gratuita.

Produção de queijo mineiro na região de Serro, Minas Gerais
Produção de queijo mineiro na região de Serro, Minas Gerais

A mostra reúne imagens da produção tradicional de queijo mineiro, feito de leite cru, desde a busca do gado até a comercialização, nas regiões da Serra da Canastra, Serra do Salitre e a cidade de Serro.

Segundo registros históricos, o “modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais” teve início no século 18 e, desde 2008, é considerado um patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O horário de abertura da mostra na Rua Herbart, 47, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A exposição é itinerante e migrará depois para os mercados dos bairros Ipiranga, Santo Amaro, Penha e Pinheiros.

O jornalista João Correia Filho também é coprodutor do minidocumentário sobre a produção do queijo de leite cru. Assista:

Um Quê de Quilo from Mó Documental on Vimeo.

Leia Mais
Germes somos nós: o papel vital das bactérias em nossas vidas