Curso sobre regionalismo culinário em São Paulo tem inscrições abertas

http://www.mocoto.com.br/cotidiano.html
Curso ocorrerá no restaurante Mocotó, na Vila Medeiros, em São Paulo. Crédito: Divulgação/Mocotó

Estão abertas as inscrições para o curso de formação e fruição do regionalismo culinário, que ocorrerá em São Paulo no Engenho Mocotó (Av. Nossa Senhora do Loreto, nº 1.100 – Vila Medeiros), nos dias14 e 21 de setembro, das 9h45 às 12h45. Durante as aulas, será analisada a relação da culinária e gastronomia nos dias atuais em relação aos territórios onde surgiram.

O curso tem 25 vagas destinadas a cozinheiros, estudantes de pós-graduação em gastronomia, história, sociologia, antropologia, biologia e agronomia; jornalistas e publicitários. Interessados devem fazer a pré-inscrição pelo e-mail: centroculturaculinaria[email protected].

Os alunos discutirão a formação dos conceitos de região culinária e de terroir como algo que se dá por um processo complexo. Será tomado como paradigma moderno a evolução do “regionalismo culinário” na França desde a República (1790) até a recente “gastronomização da cozinha regional”. Do mesmo modo, será analisada a experiência brasileira de formação do regionalismo a partir de Gilberto Freyre.

Por fim, será feita uma reflexão sobre a “cozinha internacional”, derivada da Alta Cozinha, e a recente “cozinha de ingredientes” apontará problemas do desenraizamento culinário atual, incluindo a tentativa de criação de uma cozinha regional transnacional: a cozinha mediterrânea.

As aulas serão ilustradas pela degustação de pratos regionais franceses que permitem a percepção de “estilos” locais.

Ministrarão o curso Carlos Alberto Dória, doutor em sociologia, diretor da ONG Centro de Cultura Culinária – C5, colaborador da SerTãoBras e autor de livros de cultura culinária como A formação da culinária brasileiraA culinária materialista Com unhas, dentes & cuca (em parceria com Alex Atala); e Julien Mercier, bacharel e pós-graduado pela Universidade Lycée Hôtelier Savoie Léman em Thonon les Bains, França, chef executivo, com passagens pelo Cesar Park (São Paulo), Restaurant Carl Gustaf (St Barthelemy); Sketch, por Pierre Gagnaire (Londres); La Pyramide (Vienne). Atualmente, ele é responsável, junto com Rodrigo Oliveira, pelas pesquisas culinárias no Engenho Mocotó (Restaurante Mocotó).

Leia Mais
Capril Rancho das Vertentes