II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil

por Talita Aquino, colaboradora SerTãoBras (16/5/2013)

O II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil deverá ocorrer entre os dias 5, 6 e 7 de novembro de 2013 em Porto Alegre – RS. Fazem parte da organização do evento a SDR Emater, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Secretaria de Estado de Agriculktura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Na primeira edição do evento, em 2011, a equipe da SertãoBras marcou presença e sugeriu a criação, durante o simpósio, de uma articulação nacional de apoio ao queijo artesanal a ser composta por produtores e organizações de todo o Brasil. A proposta foi aceita unanimemente pelos presentes.

Além disso, os participantes redigiram a “Carta de Fortaleza“, que funcionaria como guia para as próximas atividades dos defensores do queijo de leite cru. Algumas demandas já foram concretizas e outras estão em andamento.

O Simpósio tem como objetivo unir os profissionais, produtores, pequenas e médias empresas relacionadas, a fim de se discutir aspectos da qualidade, segurança e certificação dos queijos artesanais. Com isso, pretende promover a preservação e a valorização da produção artesanal dos queijos brasileiros, bem como o trabalho dos pequenos produtores, além de dar mais visibilidade aos queijos artesanais brasileiros no cenário internacional.

Durante o I Simpósio, em 2011, a equipe da SerTãoBras propôs a criação de uma rede nacional de apoio ao queijo artesanal. Da esquerda para direita: João Carlos Santos da Luz, da Emater (RS) e vice coordenador do Simpósio; Hideraldo Alves, da SerTãoBras; Luciano Machado, produtor da serra da Canastra; João José Melo, produtor da Serra do Salitre; Aluisio Marques, da SerTãoBras; Leôncio Diamante, colaborador da SerTãoBras e Rosimar Silva, do Portal GirBrasil.

Veja a página oficial do II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil no Facebook

Leia notícias relacionadas ao I Simpósio:

Criada em Fortaleza rede nacional de apoio ao queijo artesanal

Carta do primeiro Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil

Simpósio de queijos artesanais mobiliza entidades que atuam em sua defesa

Entrevista com Piero Sardo, presidente da Slow Food – Slow Food no firme resgate dos queijos artesanais e de seu universo envolvente

Leia Mais
Dissecando a Lei do Queijo