Empório Sagarana: Conversa de queijos

Empório Sagarana from SerTãoBras on Vimeo.

Um pedaço de Minas no centro de São Paulo. É exatamente essa a proposta do Empório Sagarana, fundado por Paulo Leite e Priscila Viana: trazer produtos tradicionais de Minas Gerais para a capital paulista. Além de cervejas e quitutes caseiros, o bar vende porções e pratos elaborados com queijos de leite cru que, como dizem, são “importados lá das Gerais”. Em entrevista à SerTãoBras, eles contam como o queijo mineiro conquistou os paulistas “pela boca” e mostram as principais receitas com o queijo artesanal de leite cru.

Contato:
Rua Marco Aurélio, 883 e 887 Vila Romana – São Paulo
Tel: 3539-6560
Site: http://emporiosagarana.com.br
E-mail: [email protected]
Horários:
Segundas e Terças das 17h às 00h
Quartas, Quintas, Sextas e Sabados das 17 às 01h

Transcrição do vídeo:

Paulo Leite: Em 2009, junto com a Priscila eu inaugurei o Empório Sagarana. A nossa ideia era trazer os produtos de Minas pra São Paulo. E um dos focos dos produtos foi o queijo Canastra. As cidades que a gente encontrou os melhores queijos foram Medeiros e São Roque.

Eu tentei trabalhar com queijos do Serro, da Serra do Curral, o queijo da serra do Salitre, o parmesão lá de Pedra Azul. Trabalhei com todos esses queijos, mas nenhum chega perto do padrão, da qualidade e do sabor do Canastra.

A maneira que a gente escolheu pra trazer o queijo é meu pai que está em Minas. Ele seleciona os queijos pra mim e despacha eles por transportadora.

O cardápio hoje do Empório Sagarana, quase todo ele tem em algum prato tem o queijo canastra. A gente tem o “bolinho de mexidinho” que é recheado com quadradinho de queijo canastra.

Priscila Vieira: Aí eu fiz o mexidinho e recheio com queijo Canastra. Fiz um bolinho frito. Empana, recheia e frita. É um bolinho de arroz, não é?! Bem mineiro. Mas tem de tudo, arroz, pernil, milho, ervilha, cenoura e o queijo vem bem derretido, porque o queijo fresco ele derrete fácil, não é?!

Paulo Leite: A pessoa que desenvolve o cardápio é a Priscila, que é minha sócia e que é a chefe da cozinha. A gente tem a porção de queijo Canastra que é temperada com azeite, ervas finas e pimenta rosa. Que é a porção que está a três anos no cardápio, desde que nasceu o Empório essa porção já veio junto.

Priscila Viana: Essa porção é pra quem gosta mesmo de queijo, porque é de queijo só. A gente põe azeite, um temperinho, mas é pra valorizar mesmo o queijo.

Paulo Leite: Os espetinhos de queijo Canastra com pimenta biquinho e o tomate sweet.

A gente tem uma batata, que é uma receita nova, que é uma batata, um queijo Canastra, uma lâmina de lombo apimentado e com um fio de alho e tomate. Ela é toda assada e o queijo derrete. Também é bem interessante.

Priscila Viana: Essa porção foi que eu lembrei que minha mãe fazia uma batata pra gente quando a gente era criança.

Realização: Graça Cremon, Sérgio Ludtke e Riba de Castro

Leia Mais
Instrução Normativa Nº 30/2013 do MAPA – a ilegalidade continua