Leite cru nos trópicos: um desafio

Salone Internazionale del Gusto, de 25 a 29 de Outubro (Foto: Divulgação)

Conferência internacional sobre o leite cru aborda as dificuldades da produção de queijos artesanais em países de clima tropical. Além da apresentação e degustação de tradicionais queijos de leite cru brasileiros e africanos – que resistem aos desafios – o evento discutirá sobre higiene, cuidados com os animais e segurança alimentar em países tropicais.

A Conferência Leite cru nos trópicos: um desafio será no próximo dia 25 e integra a programação do Salone Internazionale del Gusto e Terra Madre, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de Outubro em Turim, na Itália. Este ano é a primeira vez em que os dois eventos se unem em um evento único, inteiramente abertos ao público. A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em:www.salonedelgusto.it.

Apresentação:

Fazer queijos de leite cru que são higiênicos e seguros nem sempre é fácil, exigindo leite de excelente qualidade, muito cuidado durante o processo de produção e uma preocupação obsessiva com a saúde e limpeza do animal. Esse é o caso em todas as latitudes, mas a produção de queijos de leite cru se torna realmente um desafio em climas quentes. Os produtores de leite cru nos países tropicais precisam dobrar seus esforços e atenção, mas os resultados podem valer a pena apesar de todo o trabalho duro. Descobrir alguns desses queijos “heróicos” e experimentar exemplos do Brasil, Burkina Faso e África do Sul. 

Data: 25/10/2012

Horário: 18h

Local: Casa della Biodiversità – Oval – Turim – Itália

Leia Mais
Capril e queijaria Quinta do Cerrado – Canastra