As boas bactérias do queijo

Salvador Maura, engenheiro agropecuário e técnico em desenvolvimento rural na Catalunha. 

Salvador Maura é um engenheiro agropecuário e técnico em desenvolvimento rural na Catalunha. Ele também produz queijos de leite cru, de vacas e ovelhas, em sua queijaria, a Formatgeria Mas d’ Eroles, situada numa pequena vila em Alt Urgell, na região dos Pirineus catalães. Ele concedeu uma entrevista em vídeo à SerTãoBras por ocasião da feira do setor lácteo artesanal da Catalunha, na Espanha, realizada em abril deste ano (reproduzida abaixo, com legendas em português).

No vídeo, Salvador Maura fala dos benefícios do leite cru, que contém micro-organismos inofensivos que estimulam o sistema imunológico. Para ele, “se o rebanho está registrado e sadio, isto é, livre de tuberculose e de brucelose, pode-se trabalhar com leite cru. Inclusive, na Itália e França pode-se vender leite cru nos supermercados”.

“Há uma cultura do queijo na Europa que é importante, principalmente na França, que lutou muito para manter queijos de leite cru, por trazer benefícios à saúde e, sobretudo, manter desperto e ativo o sistema imunológico. Uma coisa é a higiene e outra o higienismo. O higienismo não é bom”, conclui Salvador Maura.

Assista ao vídeo produzido por Mabel Monfil e Riba de Castro (legendas em português):

Leia Mais
Artigo de Carlos Dória: “Leite cru, sem ojeriza”