Ron Paul, o libertário

Ron Paul está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time

Por Ralph Nader* – Revista Time, edição especial, The 2012 TIME 100 – 18/4/2012

Ron Paul, candidato da direita americana, teve seu perfil escrito por Ralph Nader, um ativista de esquerda, defensor dos direitos dos consumidores e quatro vezes candidato nas eleições americanas

Por que o Congressista Ron Paul atrai público tão grande e entusiasta apesar de não ter chance nenhuma de receber a indicação do Partido Republicano dos Estados Unidos? É porque as pessoas gostam de políticos que não enrolam, que falam claro e aberto.

Paul não se auto-censura. Ele é visto pelo público como sincero, honesto e independente dos poderosos do partido. Nos debates, foi o único a chamar atenção para a intromissão do Império Americano nos negócios de inúmeras nações por todo o mundo.  Ele ataca os orçamentos inflados do Pentágono e já trabalhou com o Democrata de esquerda Barney Frank para encolher o complexo militar-industrial. Ele quer pôr fim às nossas (estadunidenses) guerras de efeito bumerangue.

Paul, 76 anos, traça uma distinção entre conservadores libertários e os conservadores corporativistas que tentam consolidar um estado corporativista no qual Grandes Empresas fundem-se com o Grande Governo. Por isso ele é contra os socorros financeiros. Sua defesa da privacidade e de liberdades civis e sua oposição à guerra contra as drogas o tornam benquisto por pessoas além da sua base libertária. Estas incluem alguns progressistas que não toleram sua visão sobre regulamentos relativos à saúde, segurança e economia ou suas denúncias contra a moeda fiat (moeda legal, cujo valor é determinado por lei e não a partir de algum valor intrínseco) do Sistema da Reserva Federal e programas de previdência social como Medicare.

Tradução de Robin Geld

* Ralph Nader é advogado, político e escritor. Ele é um ativista em prol dos direitos dos consumidores e defende o humanismo, a ecologia e o sistema democrático. Ele foi candidato a presidente dos Estados Unidos em quatro eleições e, nas últimas décadas, um crítico ferrenho da política internacional dos EUA.

O perfil de Ron Paul, escrito por Ralph Nader, foi publicado na edição da revista Time de 18/4/2012 que lista as 100 personalidades mais influentes do mundo.

Sobre Ron Paul, leia também Ron Paul, o candidato do leite cru no site SerTãoBras.

Leia Mais
Mundial do Queijo de Tours, na França