Associação dos Produtores de Queijo Canastra

Associação dos Produtores de Queijo Canastra

A Associação de Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) tem a satisfação de anunciar que os esforços empregados ao longo dos últimos anos foram consolidados com o anúncio nesta terça-feira (20), da certificação de registro de Indicação Geográfica do Queijo Minas Artesanal Canastra por parte do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Tal certificação garante que somente os queijos artesanais produzidos nos municípios de Medeiros, São Roque de Minas, Vargem Bonita e determinadas regiões dos municípios de Piumhi, Delfinópolis, Bambuí e Tapiraí possam utilizar a denominação “Canastra”. Este aspecto além de agregar valor à marca dos queijos produzidos nos mencionados municípios, salvaguarda os produtores da região do uso indevido da marca Canastra por parte de produtores clandestinos de outras regiões.

Esta vitória, concomitantemente com a Instrução Normativa 74, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 17 de dezembro de 2011, fornece

fornece condições para que o patrimônio Queijo Minas Artesanal Canastra possa ser comercializado em todo o país e mesmo exportado, assim como com uma identidade prórpia.

No entanto nós da APROCAN só temos a agradecer a todos nossos parceiros que acreditaram no projeto e nos ajudaram nesta conquista, desde já muito obrigado.

Obrigado,

Luciano Carvalho João Carlos Leite Johne Santos Castro

Presidente da APROCAN Vice Presidente da APROCAN Médico Veterinário

 

Veja a Nota de Agradecimento em PDF

Leia Mais
Leite cru 24 horas por dia