Fazenda Pavão Serra do Salitre

Família que garante a tradição queijeira na Fazenda Pavão.

João José Melo é a quarta geração de produtores de queijo na Fazenda Pavão, em Rio Paranaíba, na Serra do Salitre, Minas Gerais. Ele produz queijo de leite cru desde 2004, um queijo macio e de baixa acidez com tempo de maturação que pode variar entre 20 dias e 4 meses.

Atualmente, são fabricadas em torno de 100 peças de queijo por dia com o leite das 77 vacas da fazenda. Elas são de raça Girolando, alimentadas a pasto, com complementação de silagem na época de seca se necessário.

O queijo mais vendido da Fazenda Pavão é o Imperial Serra do Salitre Ouro, que pesa entre 900 g e 1,2 kg feito  de leite cru a partir de uma técnica européia de conservação: a aplicação de uma resina alimentar que preserva a umidade e sabor do queijo maturado autorizada pelos órgãos de fiscalização. A gama de queijos conta ainda com o queijo branco, o meia cura natural e o Imperial Premium.

A tradição queijeira familiar continua

João José é um colaborador antigo da SerTãoBras. Desde 2008 ele participa de nossa luta e dos debates e discussões para valorizar o queijo artesanal brasileiro. Por várias vezes ele representou o Brasil nos salões da Slow Food na Itália e também participou de viagem à França, em 2010, para conhecer a cadeia do queijo francês. Ele foi o segundo produtor de Minas Gerais a ter o certificado estadual.

Queijo curado com casca natural da Fazenda Pavão.

Joice, filha de João, garante que pretende continuar o trabalho do pai (veja no vídeo aos 22’58”) e já coloca a mão na massa… é a certeza que essa tradição familiar se perpetua!

Contato:

Facebook

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 99985-2822

Pontos de Venda

De Lá

???

Leia Mais
Vigilância apreende 2 mil queijos em Campinas