Queijo Capital

Uma família oriunda da tradição! 

Eu sou Francisco Humberto, professor de matemática de formação. Voltei pra roça em maio de 2017, quando meu pai sofreu alguns problemas no sítio, então vim para somar forças. Quando voltei vim cheio de ideias e projetos, um deles , que vem sendo executado desde minha volta é o day-use (onde a pessoa tem a oportunidade de acompanhar todo nosso trabalho juntamente de mim explicando o que fazemos e o porquê o fazemos).

Pais e filhos unidos com o mesmo objetivo.

Na bagagem, alguns cursos com referências Nacionais ( Dois cursos com “A queijaria” , ministrados por Fernando Oliveira , São Paulo . Vários cursos com o Senar Minas , tanto nas áreas específicas dos animais quanto na parte de agroecologia e voltados aos cuidados com o meio ambiente, e três cursos através da SerTãobras ( Dois cursos de Cura de queijo , ambos com franceses especialistas no assunto, Um sobre boutique de queijos com outro francês ) , além de títulos de medalhas em concursos nacionais.

Um queijo produzido com leite de total controle de qualidade e vacas livres de quaisquer doenças patogênicas. Garantia de origem e qualidade, com sabor inigualável, pois nossas vacas são cuidadas com total carinho desde a pastagem até a pós-ordenha.

Chega assim à sua mesa, o queijo com sabor que te levará aos céus, o QUEIJO CAPITAL.

Somos de uma família tradicional na produção de queijos artesanais de ALAGOA MG, bem aqui no sul de Minas Gerais, uma região reconhecida por uma receita secular, trazida por um italiano. Meu pai , Lourenço Martins, com 61 anos, é o caçula de uma família de 14 irmãos, quase todos produtores. Além dele , também faz parte da equipe, meu irmão José Dimas, que sempre esteve presente nos afazeres do sítio.

Mantemos em média 50 vacas no plantel, sendo que 90% delas são  Girolando ( 3/4 de sangue de Holandes), que são alimentadas com dieta balanceada por um profissional , permitindo que tenhamos um queijo diferenciado. Todas elas são examinadas , livre de tuberculose e brucelose. Nosso queijo é feito com leite cru, e massa elevada a 50 graus, em um tacho inoxidável aquecido a vapor ( lembrando que a massa é cozida , mas o leite é cru).

Temos uma produção média diária de 1000 litros de leite e todo nosso queijo é produzido com nosso próprio leite. Além de um zootecnista, nossas vacas têm também acompanhamento reprodutivo veterinário.

Nos tempo de verão elas são alimentadas com capim produzido no próprio sítio e no tempo do inverno , complementamos com silagem de milho comprados de propriedades parceiras. Hoje oferecemos em nossa produção: Queijo Capital Tradicional (Receita tradicional do queijo artesanal de Alagoa) , e dessa massa base fazemos algumas variações, sendo elas

Queijo Capital Defumado,

Queijo Capital Temperado,

Queijo Capital Vinho,

Queijo Capital Café,

Queijo Capital 4 sabores e pra fechar com chaves de ouro ,

temos o Queijo Capital Porão , nada mais nada menos que um queijo singular maturado em um porão de tijolos maciços , onde há muito anos meu avô maturava cachaça.

Contato

  • PRODUTORES: Francisco Humberto e José Dimas
  • ENDEREÇO: R. Cap. Manoel Borges Pinto, 240, Alagoa – MG, 37458-000
  • TELEFONE: (35) 998348638 ou (35) 999425676
  • E-MAIL: queijocapital@gmail.com
  • Instagram: queijocapital

R. Cap. Manoel Borges Pinto, 240, Alagoa – MG, 37458-000