Formaggio Capannone

José Rafael Farias, xx anos, decidiu dedicar sua vida ao queijo, uma paixão de toda família, de origem italiana, que está se empenhando para construir, desde janeiro de 2021, uma nova queijaria na comunidade do Barracão, interior da cidade de Orleans – SC, na encosta da serra catarinense, abrangendo a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco.

acervo pessoal

Consciente da necessidade de aprender e se formar, José Rafael primeiro fez o curso de produção de queijos na escola @queijosnobrasil, em julho de 2019. Em seguida, em agosto do mesmo ano, fez outro curso em Agronômica, Santa Catarina. Depois partiu para um expedição na Serra da Canastra para conhecer queijarias artesanais. “Foi uma viagem incrível, de muito aprendizado” conta ele.

acervo pessoal

Para continuar se aperfeiçoando, o produtor fez a Vivência Panorama do Queijo Artesanal na Fazenda Caxambu, em Sacramento, Minas Gerais. “Foi uma experiência maravilhosa de imersão no dia a dia de uma queijaria mineira artesanal que nos proporcionou muito conhecimento sobre queijos e muita sabedoria pessoal. Gratidão imensa pela oportunidade que a Marly, sua família e equipe nos deram de conviver e aprender com eles por cinco dias, fizemos novas amizades e fortalecemos os vínculos” disse ele.

acervo pessoal

A produção diária transformada na fazenda é entre 400 e 500 litros. O rebanho de 41 vacas Jersey, 27 em lactação, produz um leite muito especial, de alta qualidade, concentrado em proteínas e gordura. Elas se alimentam de pasto e recebem um complemento de ração diariamente. No inverno é acrescentada a silagem de milho.

acervo pessoal

“Nossa queijaria artesanal nasceu para proporcionar experiências com sabores e resgatar tradições”.

acervo pessoal

Gama de queijos

O queijo GEADA, peça de 300 gr, é uma massa prensada não cozida de leite cru com maturação de 60 dias, tempo ideal para o mofo branco agir e garantir todo o sabor, aroma e textura de um queijo de casca florida. Seu sabor é intenso, tem amargor moderado, cremosidade e um toque adocicado no final. É maravilhoso nos aperitivos, acompanhado de geleias, doces ou mel e ainda compor tábuas de frio, ou na culinária no preparo de pratos especiais. Tem influência da escola francesa de queijos, pois é inspirado em um grande campeão brasileiro, o Queijo Senzala de Araxá, Minas Gerais, que foi Ouro e Super Ouro no Mundial da França em 2017.

O queijo ORLEANS PADRÃO, peça de 450 gramas é derivado do minas padrão, muito popular em Minas Gerais. Ele é curado 20 dias, adquirindo uma casca amarelada, textura firme e pouca umidade. O sabor é marcante, um toque salgado e aroma muito agradável, evidenciado pela maturação.
Pode ser utilizado na culinária como recheios e coberturas de pratos, vai muito bem com vinho. Quando ralado é excelente para fazer pão de queijo.

O queijo BARRACÃO FRESCAL, peça de 450 gramas, é derivado do minas frescal, queijo tipicamente brasileiro e um dos mais consumidos do país. Sua textura é macia, úmida e sua cor branca. O sabor é suave, fruto do frescor da ligeira acidez natural do leite combinado com o equilíbrio da salga.
Ele é vendido também na versão recheado, com azeitona, para aperitivos salgados, ou goiabada, como sobremesa.
É um queijo versátil que combina com tudo e pode ser usado também como ingrediente na preparação de pratos na culinária.

Dicas de conservação

Pode ser conservado na geladeira em recipiente hermeticamente fechado. Para consumir, retirar do recipiente 30 minutos antes, deixando-o respirar, liberando assim seu sabor especial.

Nosso queijos curados têm prazo de validade indefinida se acondicionado em local fresco arejado e ao abrigo do sol, ou ainda na geladeira envolto em uma toalha fina. Já o queijo fresco aconselhamos de consumir logo após a fabricação, ele tem validade de até 10 dias refrigerados abaixo de 7 ºC.

Contatos

e-mail: jrafaelfarias@hotmail.com

Telefone: 48 9 9947-0144

Instagram: https://www.instagram.com/formaggio_capannone/

Facebook: