Menu Fechar
Fechar
image

Sou Henrique Vieira da Rocha, 38 anos, Médico Veterinário, casado com Priscila Duarte, e Pai da Ana Luísa e da Catarina. Nascido em Belo Horizonte (não por gosto, nem escolha, mas sim Por causa de hospital maternidade), mas muito bem criado em Diamantina e São Gonçalo do Rio Preto-MG, em meio as vacas de leite e a produção de Queijos e de Cachaça na Fazenda Esperança, de propriedade do meu avô Geraldo Rocha em Rio Preto. Já em BH me formei em Medicina Veterinária pela PUC-Minas, pós-graduação em Reprodução animal pela UFV em Viçosa – MG e pós-graduação em Bovinocultura de leite pela UFMG.

foto Henrique Vieira da Rocha

Sempre estive ligado ao gado leiteiro pela minha raiz na fazenda, onde desde de criança estive em contato com feiras, exposições e fazendas de outros criadores. Vivo Vaca de Leite 24 horas da minha vida, acordo pensando em vaca, passo o dia falando de vaca de leite e durmo sonhando com Vaca!

Em 2001 Aos 21 anos me tornei Jurado da ABCZ e aos 23 anos me tornei jurado Efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, hoje sou Jurado Efetivo Classe A, julgando Exposições de Girolando pelo Brasil inteiro e até exterior.

Em 2007 Criei a Empresa Ouro Branco Consultoria Rural, onde prestava assistências, consultorias e produção de embriões FIV e TE em fazendas leiteiras e em outras fazendas que eram cooperadas da Itambé (CCPR).

 Em 2011 fui convidado para assumir a Gerência Nacional de leite da CRI Genética, hoje GENEX, com responsabilidade de criar a bateria de touros Gir Leiteiro e Girolando, além de ir aos Estados Unidos para escolher os touros Holandês e Jersey para a bateria de touros do Brasil.

 Em 2012 Morei durante 1 ano e ½ em Madison e Green Bay no estado do Wisconsin (Estado do Queijo no USA, apelidado de Cheese Land), trabalhando em fazendas leiteiras, fazendas de criação de bezerras e fazendas de touros da GENEX Mundial. Neste tempo pratiquei pesquisas sobre Genoma de vacas Holandesas juntamente com o USDA, o departamento de agricultura americano. Em 2012 e 2013 Fui o responsável por receber em Madison a comitiva Brasileira de produtores de leite na maior feira mundial de gado de leite, a World Dairy Expo. Além de participar da feira, fizemos visitas técnicas em várias fazendas em todo estado do Wisconsin – USA.

 Em 2013 me mudei para Toronto no Canadá, trabalhando na Semex Canadense, com o mesmo intuito de levar touros canadenses de leite para o Brasil. Trabalhei durante 3 meses intensos com o Jurado de maior renome mundial em Gado holandês o Sr. Bryan Cascade, em Quebec no Canadá, fazendo seleções de vacas para o programa de genoma da Semex. Fiquei responsável por representar o Brasil na segunda maior feira de Gado Mundial a famosa Royal Winter Fair, em Toronto. Recebendo delegações de vários países que iam visitar a feira e verem as vacas selecionadas pela Semex.

Em 2014 voltei ao Brasil para assumir a Gerência Nacional Produtos Leite na Agener Saúde Animal, do Grupo União Química, onde realizo trabalhos ligados a pecuária leiteira por todo o Brasil, principalmente em fazendas fidelizadas com treinamento de qualidade de leite, genética e manejo sanitário dos animais das fazendas Fidelizadas. Desenvolvo o trabalho de lançamento e busca de novos produtos para uso em vacas de leite. Atualmente fizemos a Aquisição do Lactotropin, o BST da Elanco, agora de propriedade da Agener União, comprando a fábrica e produto para venda mundial.

foto Henrique Vieira da Rocha

Em paralelo a tudo isso e ao meu trabalho, desde 2011, eu sou criador e proprietário da Fazenda Mata Serena em São Gonçalo do Rio Preto, onde temos a criação de Gir e Girolando, era tocada por mim e pelo meu pai Silvério Seabra da Rocha.

foto Henrique Vieira da Rocha

Esta Fazenda vem herança do meu avô Geraldo Rocha, Filho de Silvério Rocha e neto Saturnino Rocha, Fidalgo da Coroa Portuguesa em Diamantina, todos produtores de leite e queijos para e enviados a cidade do Arraial do Tejuco (Diamantina) na época do Império Português.

 Meu avô, Geraldo Rocha, Amante do gado leiteiro e do povo do Vale do Jequitinhonha, ele foi 3 vezes prefeito de Rio Preto e responsável pela emancipação da Cidade que pertencia a Diamantina. Foi ele quem me ensinou a ser apaixonado por vacas e pelo queijo. Ele sempre produziu queijos curados na fazenda desde 1915 com o seu pai, onde abasteciam o Mercado de Diamantina com queijos, cachaça e rapadura.

foto Henrique Vieira da Rocha – com o certificado do Curso Mons de Cura de Queijo realizado em janeiro de 2022.

Hoje criamos a Fazenda Mata Serena, onde produzimos em média 200 litros de leite dia, e desde 2011 reiniciamos a produção de queijos Minas Artesal de leite cru e o processo de cura dos mesmos.

Por ser uma pequena cidade da Região do Vale do Jequitinhonha, São Gonçalo do Rio Preto, que possui 3 mil habitantes, não tem estrutura e nem conhecimento da pecuária leiteira. Tiram leite para subsistência familiar, produtores não passam em média de 30 litros de produção. Não tem acesso a assistência técnica e nem extensionista.

foto Henrique Vieira da Rocha

Por isso meu grande intuito é compartilhar meus conhecimentos e experiências pelo mundo com leite, juntamente com a associação e seus associados. Assim conseguiríamos estimular os pequenos produtores da nossa Região de Diamantina, a sair da produção precária e sem tecnologias. Onde produzem leite e de queijo para subsistência. Estou muito honrado por ser convidado a participar de um grupo que vai ajudar muito a fomentar o Queijo Artesanal da nossa Região e ajudar a melhorar e mudar a vida de milhares de Produtores e suas famílias.

Visite

  • PRODUTORES: 
  • ENDEREÇO: 
  • TELEFONE: 
  • E-MAIL: 
  • Facebook:
  • Instagram: @queijariamataserena
  • Site: 

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters