Colaboradores


Vera e Gabriel Andrade

Os patronos da SerTãoBras, ele é criador de gado Gir e ela era criadora de cavalos Manga Larga Marchador. Vera faleceu em 29/9/2011, deixando muitas saudades.Leia textos de Gabriel Donato Andrade 


Ana Massochi 

Referência da cozinha argentina em São Paulo desde 1981, está à frente dos restaurantes JacarandáMartin Fierro e La Frontera.


Ademilson Correa 

Advogado e um dos apoiadores do projeto Cisternas no Norte de Minas.


Alisson Paiva Rocha 

Jornalista e Relações Públicas(UFMG). Atua nas áreas de assessoria de imprensa, produção de conteúdo, redes sociais, eventos e ações de relacionamento.


Aluisio Marques

Economista, consultor de planejamento e projetos. Ex-secretário de Planejamento de Belo Horizonte (Gestão Fernando Pimentel) e do Estado de Minas Gerais (Gestão Itamar Franco).


Ana Paulina Aguiar Soares 

Amazonense de Manaus, é geógrafa pesquisadora na área de Geografia Humana, especialmente sobre temas relacionados a questões rurais, florestas, deslocamentos populacionais e transporte popular. É professora na Universidade do Estado do Amazonas-UEA.


Arnaud Sperat-Czar Jornalista, dirige a revista Profession Fromager (Profissão Queijeiro) na França. É autor do livro Les fromages au lait cru (Os queijos de leite cru).

Carlos Alberto Dória

 É sociólogo formado pela USP, doutor pela UNICAMP, onde desenvolve atualmente seu pós-doutorado. Possui larga experiência profissional em consultoria de gestão. Dedicado também ao estudo da alimentação, tem os seguintes livros publicados: Estrelas no céu da boca (2010, segunda edição); Com unhas, dentes & cuca – em co-autoria com Alex Atala – 2010 segunda edição; A culinária materialista (2009) e A formação da culinária brasileira (2009). Veja artigos Blog: e-bocalivre


Cecília Fox Joo 

Peruana, bióloga, especialista ambiental e colaboradora da Sertãobras em temas socioambientais (motokar, vias de integração Peru-Brasil, turismo e microempreendedorismo).


Célia Regina de Souza 

Jornalista, radialista, pedagoga e especialista em Gestão da Comunicação (ECA/USP). Assessora em políticas públicas, trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Programa Municipal de DST/AIDS da Prefeitura de São Paulo, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Câmara Municipal de São Paulo e Prefeitura de Londrina. É pé vermelho, da terra roxa.

Débora de Carvalho Pereira 

Jornalista desde 2001, mestra em Extensão Rural pela UFV (2007), doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Jornalista da revista francesa Profession Fromager, videasta do site SoCheese e Mestra Queijeira da Guilde Internationale des Fromagers.


Fabrício Oliveira

Comerciante de queijos em BH desde 1976, quando iniciou as atividades junto de seu pai, que estava estabelecido no comércio desde 1955. Recentemente, iniciou suas atividades na SerTãoBras como “observador do queijo” e acompanha a equipe em viagens especiais, como durante a visita de Will Studd ao Brasil, em maio de 2013


Gabriel Ramiro Ballón 

Nasceu em Lima, Peru. É biólogo formado pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Trabalha na area de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e tem um particular interesse pelas aves (ornitologia).


Graça Cremon 

É cientista social especializada em Propaganda e Marketing. Produtora Cultural e ativista, utiliza-se das artes para dar visibilidade às bandeiras humanitárias.

AQUI

igor

Igor Messias da Silva

Engenheiro Ambiental, professor universitário e titular do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais – COPAM (2008 a 2016). Filho do Dinho da Serra da Canastra, onde desde 1972 produz com sua família o queijo típico local na Fazenda Água Limpa, em Piumhi – MG.


Janaína Fragoso

Gestora ambiental, mestre em agroecologia e desenvolvimento rural pela Universidad de Córdoba -Espanha. Trabalha com agricultura familiar e é colaboradora da SerTãoBras na área de pesquisa de campo, sistematização de informações e articulação de atores relacionados ao tema do queijo mineiro de leite cru.

joaoJoão Batista Villas Boas Simoncini

Doutor em Geografia e pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais ­ ARCA, sediado na Universidade Federal do Rio Grande ­ FURG/RS, João é chef de gastronomia e professor do Curso de Tecnologia em Gastronomia em Juiz de Fora ­ (CES/JF). Idealizou os projetos Feira Gastronômica do Queijo Canastra de Medeiros  e Feira Gastronômica de Visconde do Rio Branco ­(Minas Gerais), com outros chefs de cozinha.


Leôncio Diamante

Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1987. Foi extensionista de pecuária da Emater – PR. Trabalhou na assistência técnica aos produtores da Cooperativa de Bambuí-MG. Trabalha na Codevasf.


Leonardo Vilaça Dupin 

Jornalista e mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua como repórter e fotógrafo. Gosta de viajar e escrever histórias.


Li An

Atua na área social (jornalismo e pesquisa em temas como sertão, China, Peru, motocar). Trabalhou nos governos Sarney (Reforma Agrária) e Lula (Direitos Humanos).

Ligia Inhan Matos

Economista, Mestre em Gestão e Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, com tese sobre indicações geográficas e estudo de caso da IGP Canastra. Participa da Rede SIAL Brasil e é professora voluntária em Juiz de Fora do curso “Modelo de Negócios Canvas para Design” (IF Sudeste).


Lou Gold 

Fotógrafo, escritor, contador de histórias e ‘voz da floresta’, Lou Gold vive em Rio Branco e é chamado pelos seus amigos do Acre de”Caboclo Americano.” Foi professor de Ciência Política ermitão na montanha e ambientalista famoso. Seu blog: Visionshare.


Mabel Monfil e Riba de Castro 

Colaboradores da SerTãoBras, radicados em Barcelona. Mabel é técnica em Comércio Exterior. Também se dedica a produção e coordenação de projetos culturais em parceria com Riba, artista multimídia adicto ao jogo da criatividade. Realizador e editor de vídeos, artista gráfico e escritor. Autodidata em tudo, mestre em nada.


Manuela Lavinas Picq

Recentemente completou o seu tempo como professora visitante e pesquisadora da Amherst College e agora colabora em pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. Ela está atualmente escrevendo um livro sobre a política indígena para as mulheres nos Andes.


Marcelo Resende 

Mineiro de Pirapora e geógrafo, especialista em direitos humanos e cidadania. Foi presidente do Instituto de Terras de Minas Gerais-ITER (1999-2003), presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra (2003) e coordenador geral do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Ministério do Desenvolvimento Social, MDS (2009). Desde 2011 é diretor da Emater.

nice1

Maria Nice Vieira 

É graduada em Administração pela PUC Minas Arcos, coordenadora de banco de dados e voluntária do TRE. Colaboradora da Sertãobras e apreciadora do queijo artesanal canastra.


Petra Costa 

Nasceu em 1983 em Belo Horizonte. É antropóloga, diretora de cinema e atriz . Realizou em 2009 o curta Olhos de Ressaca, um retrato poético sobre o amor e o envelhecer, visto pela perspectiva de seus avós, Vera e Gabriel. Dirigiu o filme Elena e lancou em 2014 o filme Olmo e a Gaivota.


Rajat Nayyar 

Antropólogo visual, trabalha entre Tallinn (Estonia) e Varanasi (India). Sua pesquisa atual é sobre pesoas que vem morrer na cidade santa de Kashi. Rajat  dirige um projeto de vanguarda(Espírito Kashi) que trabalha para salvaguardar o patrimônio imaterial da Índia. http://rajatnayyar.tumblr.com


Robin Geld 

Escritora e colaboradora da ONG SertãoBras, cresceu em fazendas e dá continuidade a uma tradição desde os avós, de escritores, agricultores e conservacionistas atuantes.

Artigos relacionados

Matec, fábrica de etiquetas de caseína

INFORME PUBLICITÁRIO publicado em 18 de setembro de 2016 O objetivo é controlar e registrar os fluxos de gestão de informação em uma época que o mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes. As etiquetas de caseína de tornam uma ferramenta essencial para a cadeia do queijo...

Decreto nº 8.471, de 22 de junho de 2015

Altera o Anexo ao Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, e organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84...

Instrução Normativa MAPA Nº 16 DE 23/06/2015

Instrução Normativa MAPA Nº 16 DE 23/06/2015 Publicado no DO em 24 jun 2015 Estabelece, em todo o território nacional, as normas específicas de inspeção e a fiscalização sanitária de produtos de origem animal, referente às agroindústrias de pequeno porte A Ministra de Estado da Agricultura...

Deixe um comentário