MENU

(0) Comentários Consumo, Para Produtores, Produtores-mapa, Queijo

Queijaria Nova América

Leite cru de vacas zebu da raça Sindi é o segredo do sucesso dos queijos fabricados pela Queijaria Nova América, bem no coração do semiárido do Nordeste do Brasil, do produtor Pompeu Emílio Maroja Pedrosa Júnior. As vacas, puras e mestiças, são criadas totalmente a pasto na fazenda localizada na divisa dos municípios de Catolé do Rocha e Belém do Brejo do Cruz, no estado da Paraíba.

Queijaria Nova América

O rebanho resiste bem ao sertão seco e árido justamente porque as vacas zebuínas são altamente rústicas e resistem bem ao clima local.

A receita do queijo “Queijo Lastro D’Pompeu” veio de Lastro, cidade no sertão da Paraíba, e foi mantida pela família Abrantes. Pompeu explica que batizou o queijo assim em referência à cidade e a seu pai, também Pompeu.

“O Pompeu vem de meu pai que era louco por essa produção de queijos no sertão da Paraíba, dando início a produção de queijos de manteiga na década de 80, com a produção de um queijo puríssimo”diz Pompeu Emílio Maroja Pedrosa Júnior proprietário da queijaria. 

Nessa época, eles começaram a sofrer uma concorrência desleal de “pessoas maldosas que passaram a colocar muitas misturas nos queijos de manteiga, para abaixar o preço” explica Pompeu “os misturados concorrendo com queijos de manteiga puros acabavam por vender mais, pois tinham custos mais baixos. Foi quando o Sr. Manoel Abrantes, produtor de queijo de leite cru e comerciante na capital da Paraíba de produtos do sertão, se ofereceu a ensinar a receita do queijo Bola de Lastro. Pompeu conta:

“Meu pai levou Francina, responsável pela produção dos queijos de manteiga, até o município de Lastro pra uma aula de como se fazia o Queijo Bola de Lastro.” completa.

Segundo relatos, essa receita do queijo bola, foi introduzida no município de Lastro por frades holandeses e que esses queijos, depois de prontos, eram enterrados em tanques de areia lavada e molhada pra manter temperatura e umidade amena, pois no sertão o clima é de temperaturas altas e pouca umidade no ar, passava até mais de ano enterrados nesses tanques. Muita criatividade genuinamente brasileirapara adaptar uma tecnologia de fabricação holandesa ao sertão brasileiro!

A produção do queijo bola (em dois formatos) esta sendo retomada na Queijaria Nova América.

Contatos

Facebook

Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *