MENU

(1) Comentário Destaque, França, Para Produtores, Queijo

Hervé Mons vem promover o queijo na ExpoZebu 2017

Os queijos artesanais e produtos lácteos feitos a partir de leite de vacas zebuínas estarão em destaque de 29 de abril a 7 de maio na Vitrine do Leite na Expo Zebu 2017, que acontece em Uberaba, Minas Gerais. Em parceria com a Associação dos Criadores de Zebu – ABCZ e a SerTãoBras, os Mestres Queijeiros Hervé Mons, francês da Academia Opus Caseus e Débora de Carvalho Pereira, da Guilde Internationale des Fromagers irão ministrar cursos, fazer animações e dar consultorias práticas, por exemplo, de harmonizar queijos e bebidas ou elaborar uma tábua combinando diferentes tipos de queijos.


Programa 

29 de abril – Sábado

17h Palestra com Dr. Rondó, re-lançamento do livro O Sinal Verde para a Carne Vermelha e lançamento do e-book LEITE CRU- A verdade nua e crua que vai mudar sua vida

30 de abril – Domingo

9h Clínica do Queijo* – Mini-Curso “As famílias de queijos e suas técnicas de maturação I”
19h Clínica do Queijo – Mini-Curso “Harmonização de queijos e bebidas”

1º de maio – Segunda-feira

9h Clínica do Queijo: Mini-curso “As famílias de queijos e suas técnicas de maturação II”
17h – Animações com Hervé Mons e Débora de Carvalho Pereira na vitrine do leite.

2 de maio – Terça-feira

9h – Clínica do Queijo: Mini-curso “Como construir sua cave de cura de queijo”
17h – Animações com Hervé Mons e Débora de Carvalho Pereira na vitrine do leite.

Inscrições

Para os mini-cursos, as inscrições serão realizadas pelo site da ABCZ à partir de 3 de abril.
Por email:  ranna@abcz.org.br
Por telefone 34 33193993.

Local

Parque de Exposições Fernando Costa, Uberaba, Minas Gerais

Clínica do Queijo

Apresente seu queijo para ser analisado em consulta particular, o horário deve ser reservado anteriormente com Camila Almeida tel ou whatsapp 12 997200046.

Quem é Hervé Mons

Hervé Mons é um dos “Meilleurs Ouvriers de France” da categoria queijo.

Hervé Mons é um queijeiro de uma família tradicional de comerciantes de queijos da região de Auvergne, na França, a região do maciço central, onde os montes de meia altura lembram os montes de Minas Gerais e os habitantes são tão desconfiados quanto os mineiros. Seu pai,Hubert Mons, tinha um pequeno caminhão que coletava queijo de vários pequenos produtores e revendia nos mercados da cidade de Roanne. Nos anos setenta, seu negócio expandiu e seu filho mais velho, Hervé, decidiu viajar para conhecer os grandes queijeiros de Paris. Ele voltou com mais conhecimento para implantar um primeiro ponto de venda no mercado da sua pequena cidade, onde decidiu expandir muito a sua gama de queijos. Hoje em dia, a empresa Mons coleta queijos de 130 produtores que fabricam com leite da própria fazenda, totalizando 190 queijos diferentes. 28 pessoas curam queijos em suas caves, para atender 155 clientes internacionais, pois a família Mons exporta para 19 países.

Hervé alcançou a consagração como Meilleur Ouvrier de France – MOF em 2000. Em 2001, foi criado o Opus Caseus Concept, sob responsabilidade de Laurent Mons. Os dois foram eleitos “Queijeiros do Ano” pelo guia gastronômico Pudlo France em 2002. Foi essa dupla que criou o primeiro concurso internacional da profissão de queijeiro,  em 2007, o « International Caseus Award». Hervé é conhecido pelas parcerias com boutiques de queijo especializadas nos Estados Unidos, assim como por ter dado consultoria para a concepção de uma série de caves de cura em Vermont.

Em 2015, Hervé e sua equipe bateram o recorde com a maior bandeja de queijos do mundo (video abaixo), uma mesa de 365 queijos – 2,4 toneladas –  bem iluminados sobre uma estrutura de 24,5  m2 sobrepostos em 50 metros lineares de mesa. O recorde foi registrado pelo Guinness Book, mas já foi novamente batido pelo francês Philippe Marchand. Hervé promete uma revanche…

“A cura de queijos é coração do meu trabalho” gosta de afirmar Hervé Mons. A sua última aventura é a reforma de um túnel de queijos para realizar essas alquimias lácteas gustativas… um desbunde.

Assista o video do Túnel de Cura de Queijos de Hervé Mons:

Cura de queijos no Túnel de Collonges from SerTãoBras on Vimeo.

Quem é Débora de Carvalho Pereira:

Débora é jornalista e extensionista rural da SerTãoBras desde 2009.

Em 2014, ela assumiu a presidência da associação, trabalhando à distância entre o Brasil e a França, onde é jornalista da revista Profession Fromager e SoCheese.

Em 2015, Débora recebeu o diploma de Mestra Queijeira pela Guilde Internacional de Fromagers, associação que reúne mais de cinco mil membros no mundo inteiro. Atualmente, ela termina seu segundo pós doutorado dentro do projeto de pesquisa internacional Repastol (Repensar as evidências pasteurianas), onde realizou uma cartografia sobre as controvérsias do queijo de leite cru no mundo.

“A vinda de Hervé Mons à Uberaba, na Expo Zebu, é um grande passo dentro do nosso projeto mais amplo de valorizar o queijo de leite cru brasileiro” ressalta Débora. Ela fará a tradução consecutiva de todos os cursos.

Em seu facebook, Débora publica para os brasileiros vídeos das suas experiências como jornalista de revistas especializadas na França, como os vídeos abaixo.

Auditoria da Federação dos Queijeiros da França

Queijo de Bergues, norte da França, curado na cerveja


Cave Transparente, tendência na França

Uma Resposta para Hervé Mons vem promover o queijo na ExpoZebu 2017

  1. Debora, que linda ficou a apresentação do grande evento em Uberaba neste final de mês. Estou muito feliz de ter me inscrito e que finalmente vamos nos conhecer!! Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *