Fazenda Capão Grande, Serra da Canastra

Árvore de Flamboyant, entrada da fazenda Capão Grande

 

Carlos e Solange são a quarta geração de uma família tradicional de produtores de queijo em São Roque de Minas. O Queijo Canastra que eles produzem tem mais de 150 anos de história. Sua fazenda fica a poucos quilômetros Parque Nacional da Serra da Canastra, o que colabora para o sabor do queijo e sua identidade.

Tradição

Carlos aprendeu a fazer o queijo ainda menino observando o avô. Depois quando seu pai assumiu o manejo da fazenda ele também estava lá ajudando e hoje toda família colabora com a produção.

Premiações

Um queijo tradicional feito tão pertinho da serra e nesse clima de união familiar só poderia acabar em premiações no II Premio Queijos do Brasil:

>> Prata na categoria queijo de massa crua
>> Bronze na categoria maturado de 100 dias no

“ Esse resgate de história é uma coisa que a gente vai fazendo no dia a dia, mas buscando aperfeiçoar, buscando qualidade e sabor para agradar o paladar da pessoas, para levar isso para as pessoa” diz Solange em um vídeo produzido pela APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo da Canastra)

Da porteira para fora

Carlos e Solange conseguiram atravessar bem mais as fronteiras de sua fazenda quando começaram a trabalhar com encomendas por correio, hoje eles conseguem comercializar seu produto em todo o país, levando o sabor e a simplicidade da roça para as pessoas da “cidade grande”.

A Fazenda Capão Grande recebe visitantes todos os meses de pessoas interessadas no sabor, na produção e na historia da própria fazenda que chama a atenção pela construção rustica da cede e a pela paisagem do cerrado.

Contatos:

>> Facebook

>> Instagram

Artigos relacionados

Tese de João Villas Boas: resistência queijeira na Canastra

Tese de João Villas Boas: resistência queijeira na Canastra

Os problemas vivenciados pelos produtores do queijo canastra são o tema central da tese de doutorado em Geografia defendida por João Batista Villas Boas Simoncini em 13 de março 2017. Com o título « Produzir para viver ou viver para produzir: conflitos vividos pelos familiares e as estratégias...

CURSO DE CURA DE QUEIJOS ARTESANAIS

CURSO DE CURA DE QUEIJOS ARTESANAIS

São Roque de Minas recebe mais um curso de cura de queijos da professora francesa Delphine Gehant nos dias 22 e 23 de Julho de 2017. Professora desde 2001 na Escola de Produtos Lácteos EnilBio de Poligny, na França, uma das principais escolas de formação de queijeiros da Europa, Délphine vai...

Fazenda Capela Velha

Fazenda Capela Velha

A Fazenda Capela Velha, em São Roque de Minas na Serra da Canastra é propriedade de Guilherme Henrique e de seus irmãos Alexandre e Flávia. "Desde crianças meus irmãos e eu fomos habituados com o dia a dia de uma legítima fazenda no interior da Canastra: o som das vacas e suas crias berrando...

3 Comentários

  1. Renata Souza 2 days atrás

    Bom dia, eu procuro algum fornecedor de queijo e polvilho direto de minas, queijo preferência canastra. Preciso de fornecedores para aqui Florianópolis/sc. Obrigada Renata

  2. albinadabi amaral 21 de Abril de 2017

    como entroem contato com voces.quero comprar queijos.

  3. Evylles de Faria Camargo 20 de Abril de 2017

    Fazenda maravilhosa!!! Realmente um lugar especial para se conhecer e comprar o legítimo Queijo Canastra.

Deixe um comentário