Fazenda Roça da Cidade

João Carlos Leite (produtor e presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra – Aprocan)A Roça da Cidade é uma fazenda produtora de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra há mais de vinte anos. O produtor, João Carlos Leite, é a quarta geração da família na produção de queijos e é também o presidente da APROCAN (Associação de Produtores de Queijo Canastra). A fazenda se situa na estrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra e a 2 km do centro da cidade de São Roque de Minas. Sua localização acabou inspirando o nome da fazenda, que está ao lado da cidade sem perder a essência da roça.

Produção 

O queijo é produzido de forma artesanal, em pequenas quantidades (25 a 30 quilos por dia), à partir do leite cru, seguindo as receitas dos avôs de João.Na Roça é produzido o famoso Canastra Real, de seis quilos e que consome 60 litros de leite na fabricação.

“Tudo é feito com calma e paixão, com Indicação Geográfica protegida por lei” diz Hugo Leite, filho de João que atualmente trabalha com o pai e assume a continuidade da tradição.

Cuidado

Não só o clima e a localização fazem a produção da Roça da Cidade ser tão particulares, o queijo é maturado na própria fazenda por mais de 21 dias antes de ser vendido, o que permite o desenvolvimento de uma casca e textura particular através da ação da microflora da Serra da Canastra. Existem peças que são maturadas por um ano e até um ano e meio, adquirindo um sabor mais forte e peculiar.

Roça da Cidade

Com tanta proximidade com São Roque de Minas a fazenda não podia deixar de interagir com a população. Em um projeto realizado pela Cooperativa Educacional de São Roque de Minas a Roça da Cidade abriu suas portas para jovens e crianças aprenderem mais sobre suas raízes, disponibilizando sua queijaria para eles colocarem a “mão na massa” e produzirem o queijo canastra pela primeira vez.

                                                              Crianças da Canastra aprendendo a fazer o queijo.

“O resgate da história da produção do queijo artesanal está contribuindo para a elevação da autoestima das pessoas que hoje percebem uma grande oportunidade de geração de renda e melhoria da qualidade de vida de nosso povo”  conta Maria José, diretora da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas e esposa de João Leite.

A Roça é aberta para visitação durante todos os dias do ano e conta com infraestrutura para receber grupos maiores e interessados em conhecer a história do queijo, seu processo de fabricação e outras curiosidades da luta dos produtores de queijo da Serra da Canastra.

História

João Carlos Leite liderou a luta pela legalização do queijo canastra. É um dos ativistas, resistindo em manter a qualidade do seu leite e seu queijo. Motiva os produtores da Serra da Canastra da fazerem cursos de maturação e melhorarem a identidade visual dos seus queijos. Sua maneira simples de viver e preservar a cultura do queijo artesanal – que hoje pode ser considerado em extinção – ajuda a luta dos produtores da canastra para manter viva essa história.

 Pontos de venda:

>> A Queijaria – SP

>> Armazém São Roque

>> Dariquim

Contatos:

>>Facebook

>>Instagram

>>contato@rocadacidade.com

>>www.rocadacidade.com

 

Artigos relacionados

Tese de Bibi Cintrão: os desafios da legalização dos queijos de leite cru.

Tese de Bibi Cintrão: os desafios da legalização dos queijos de leite cru.

Leitura recomenda para todos os interessados em compreender o que está por trás das regulações sanitárias e sua relação com a produção de queijos artesanais...

Curso: gestão de lojas de queijo em São Paulo

Curso: gestão de lojas de queijo em São Paulo

A SerTãoBras promove uma formação com Hervé Mons e Débora Pereira para gestão de lojas especializadas em queijo.

Queijo coalho “Rosa do Sertão”: feito de leite de vaca zebu

Queijo coalho "Rosa do Sertão": feito de leite de vaca zebu

«O Sítio Rio Negro preza por uma produção sustentável, por isso escolhemos criar o gado Gir Leiteiro», explica Michaela Demétrio. A propriedade é localizada na Serra do Maciço de Baturité, na cidade de Guaramiranga, estado do Ceará. Nada é desperdiçado, tudo reciclado para produção mínima de...

Deixe um comentário