Fazenda Roça da Cidade

João Carlos Leite (produtor e presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra – Aprocan)A Roça da Cidade é uma fazenda produtora de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra há mais de vinte anos. O produtor, João Carlos Leite, é a quarta geração da família na produção de queijos e é também o presidente da APROCAN (Associação de Produtores de Queijo Canastra). A fazenda se situa na estrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra e a 2 km do centro da cidade de São Roque de Minas. Sua localização acabou inspirando o nome da fazenda, que está ao lado da cidade sem perder a essência da roça.

Produção 

O queijo é produzido de forma artesanal, em pequenas quantidades (25 a 30 quilos por dia), à partir do leite cru, seguindo as receitas dos avôs de João.Na Roça é produzido o famoso Canastra Real, de seis quilos e que consome 60 litros de leite na fabricação.

“Tudo é feito com calma e paixão, com Indicação Geográfica protegida por lei” diz Hugo Leite, filho de João que atualmente trabalha com o pai e assume a continuidade da tradição.

Cuidado

Não só o clima e a localização fazem a produção da Roça da Cidade ser tão particulares, o queijo é maturado na própria fazenda por mais de 21 dias antes de ser vendido, o que permite o desenvolvimento de uma casca e textura particular através da ação da microflora da Serra da Canastra. Existem peças que são maturadas por um ano e até um ano e meio, adquirindo um sabor mais forte e peculiar.

Roça da Cidade

Com tanta proximidade com São Roque de Minas a fazenda não podia deixar de interagir com a população. Em um projeto realizado pela Cooperativa Educacional de São Roque de Minas a Roça da Cidade abriu suas portas para jovens e crianças aprenderem mais sobre suas raízes, disponibilizando sua queijaria para eles colocarem a “mão na massa” e produzirem o queijo canastra pela primeira vez.

                                                              Crianças da Canastra aprendendo a fazer o queijo.

“O resgate da história da produção do queijo artesanal está contribuindo para a elevação da autoestima das pessoas que hoje percebem uma grande oportunidade de geração de renda e melhoria da qualidade de vida de nosso povo”  conta Maria José, diretora da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas e esposa de João Leite.

A Roça é aberta para visitação durante todos os dias do ano e conta com infraestrutura para receber grupos maiores e interessados em conhecer a história do queijo, seu processo de fabricação e outras curiosidades da luta dos produtores de queijo da Serra da Canastra.

História

João Carlos Leite liderou a luta pela legalização do queijo canastra. É um dos ativistas, resistindo em manter a qualidade do seu leite e seu queijo. Motiva os produtores da Serra da Canastra da fazerem cursos de maturação e melhorarem a identidade visual dos seus queijos. Sua maneira simples de viver e preservar a cultura do queijo artesanal – que hoje pode ser considerado em extinção – ajuda a luta dos produtores da canastra para manter viva essa história.

 Pontos de venda:

>> A Queijaria – SP

>> Armazém São Roque

>> Dariquim

Contatos:

>>Facebook

>>Instagram

>>contato@rocadacidade.com

>>www.rocadacidade.com

 

Artigos relacionados

“Guia de Cura de Queijos” ensina a amarelar sem endurecer

"Guia de Cura de Queijos" ensina a amarelar sem endurecer

A SerTãoBras e a revista francesa Profession Fromager estão lançando no Brasil, neste mês de julho de 2017, o livro "Guia de Cura de Queijos", uma edição prática para nortear os produtores de queijo de leite cru no envelhecimento para valorizar o produto. "Com o objetivo de responder...

Novos cursos da SerTãoBras no Festival do Queijo Minas Artesanal em BH

Novos cursos da SerTãoBras no Festival do Queijo Minas Artesanal em BH

O 1º Festival dedicado aos profissionais da cadeia do queijo artesanal mineiro promove também uma rica programação para o grande público amante dos sabores gastronômicos das montanhas de Minas. Ao lado do autêntico queijo de leite cru, azeites cervejas e vinhos artesanais vão se harmonizar sob o...

Pimentel homenageia produtores de queijo campeões do Mundial da França

Pimentel homenageia produtores de queijo campeões do Mundial da França

Os produtores de Queijo Minas Artesanal, que ganharam medalhas no Mondial du Fromage, em Tours, na França, foram homenageados hoje, 5 de julho, pelo governo de Minas, no Mercado Central, em BH. Eles representam as regiões de Alagoa, Araxá, Campos das Vertentes, Canastra  e Serro. Fotos de Flávio...

1 Comment

  1. Trackback: Viagem gastronômica pela Serra da Canastra - Tribuna de Minas

Deixe um comentário