MENU

(2) Comentários Destaque, Produtores-mapa

Fazenda Santa Luzia

A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia  é o resultado da verticalização da produção de leite da Fazenda Santa Luzia, que fica em Itapetininga, Estado de São Paulo. Desde 1976 a fazenda produz leite tipo B de vacas da raça Simental e a produção de queijo iniciou em 1997.

A queijaria do casal Maristela Nicolellis e Martin Breuer foi a primeira do Estado de São Paulo fiscalizada pelo SISP. FOTO: Acervo Pessoa Fazenda Santa Luzia.

Além dos queijos básicos (minas frescal, minas padrão, paulista e coalho), Maristela e Martin têm uma gama de queijos artesanais especiais:

  • Tropeiro e Tropeirinho, ambos curados com cinza sendo que o irmão caçula é decorado com uma flha de capim. Medalha de Ouro no Prêmio Queijo Brasil.
  • Pioneiro: de leite cru, em forma de doze kilos e longa cura;
  • Bandeirante:  de massa semi-crua, com casca alaranjada, lavado no urucum. Premiado com medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil.
  • Carijó: de massa semi-cozida temperada com cominho (kümmel), amanteigado e curado por 2 meses.
  • Castanho: de massa dura, cor castanha e massa quebradiça tem sabor pronunciado e picante, curado dois ano. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
  • Dionísio: de 300 gr lavado com vinho branco das Serras Gaúchas, é muito cremoso de casca crocante e mofada com sabor e aroma persistentes. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
  • Fernão: massa cozida curada 10 meses com sabor pronunciado, mais picante conforme envelhece. Peça de 5 kg. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
  • Garnizé: queijo de 400 gr de massa semi-cozida e ervas finas (sálvia, manjerona, tomilho e alecrim) é curado por 2 meses. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
  • Giramundo: são bolas de queijo de 1,5 kg que formam olhaduras a partir de 4 meses. A coloração avermelhada é obtida com corante feito a partir de beterraba. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil de 2014.
  • Simmental: queijo de 800 gr  de massa semi-crua tingido de urucum (que dá a cor alaranjada) e casca lavada. Tem a casca e interior de cor alaranjada devido à adição de corante vegetal de urucum. Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.
  • Braukäse, de 600 gr lavado na cerveja e curado 40 dias . Medalha de Prata no Prêmio Queijo Brasil.

Os queijos são produzidos ao estilo das pequenas queijarias artesanais europeias. “– O público que compra é exigente quanto à qualidade, essa excelência é garantida por uma produção em pequena escala exclusivamente com leite da nossa própria fazenda” disse Maristela.

Na foto, 12 tipos de queijo artesanais “especiais”. FOTO: Acervo Pessoa Fazenda Santa Luzia.

Durante a fase de maturação ocorre o desenvolvimento do sabor, aroma e textura próprios de cada queijo. Nenhum conservante químico é utilizado.

Eles são curados em câmaras de maturação subterrâneas por períodos que podem se prolongar até 3 anos. FOTO: Acervo Pessoa Fazenda Santa Luzia.

A fazenda vende ao público na loja da fazenda de segunda a sábado. Um bistrô funciona aos fins de semana com reserva.

Horário de funcionamento

Segunda à Quinta: 8:00 – 17:00
Sex: 8:00 – 18:00
Sáb: 8:00 – 20:00

www.fazendasantaluzia.com.br

Facebook

Instagram

E-MAIL

queijaria@fazendasantaluzia.com.br

Tel: (15) 3273-1565 / 99656-1945

Endereço: Fazenda Santa Luzia, Avenida Serafino Fileppo, s/n , Chapada Grande. CEP 18.204-000 Itapetininga, São Paulo

2 Respostas para Fazenda Santa Luzia

  1. martin breuer disse:

    Olá Wander,
    nossa queijaria fica em Itapetininga, a 160km de São Paulo. Se interessar, entre em contato conosco.

  2. Wander Nery disse:

    Bom dia, Estou em São Paulo – SP e tenho estudado a posibilidade de vender queijo de boa qualidade na região Leste, por falta de locais que vende bons queijos…

    preciso inicialmente preço, imagens dos produtos, distribuição para SP e instruções de como trabalhar com su queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *